Teiú


Tupinambis merianae


Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem:
Squamata
Família: Teiidae
Género: Tupinambis
Espécie: T. merianae
Nome científico: Tupinambis merianae
Nome em inglês:
Common tegu


Descrição
O teiú pertence a família Teiidae, da classe dos répteis. É o lagarto mais comum em cativeiro.
O teiú (Tupinambis merianae) é uma espécie de lagarto comum no Brasil e norte da Argentina.

Tais répteis chegam a medir até 1,4 metro de comprimento e pesam quase 5 quilos alcançando a longedidade de aproximadamente 16 anos.

Costuma freqüentar áreas em que os humanos vivem, inclusive as grandes cidades, próximo a terrenos abandonados.
Às vezes invade galinheiros para comer ovos e pintinhos. Sua coloração geral é negra, com manchas amarelas ou brancas sobre a cabeça e membros.

Os filhotes são esverdeados. É uma espécie diurna, passando a maior parte do tempo em movimento à procura de presas. Ele costuma encontrar suas presas com a ajuda de sua língua comprida e bífida, ou seja, dividida em duas partes.

A cabeça é comprida e a mandíbula e o maxilar são fortes, repletos de pequenos dentes pontiagudos. A língua é cor-de-rosa comprida e bífida.

A cauda é longa e arredondada. O dorso apresenta barras negras transversais que se alternam com faixas transversais mais claras, com pontos negros e cinzas. A região ventral é clara, com barras negras transversais irregulares. Maior lagarto do continente, atinge até 1,40 m de comprimento e sua cauda chega a medir 60 cm.

A temperatura média do corpo do teiú é de 35º C. Por ser um animal de sangue frio, na época de inverno costuma se refugiar em tocas no chão e debaixo de pedras, tanto em natureza quanto em cativeiro. Ele faz isso para tentar manter a temperatura do seu corpo, já que não tem uma temperatura estável, como os humanos, e pode perder calor para o ambiente.

Quando se sente ameaçado, pode ficar imóvel e tentar se camuflar em meio ao ambiente ou fugir rapidamente, fazendo muito barulho.


Alimentação
A dieta é muito variada, incluindo vertebrados, partes vegetais como vegetais e frutas, moluscos e artrópodes, ovos, roedores, aves e anfíbios. Pode ainda comer carniça.

Reprodução
ovíparo, põe em média 25 ovos, que demoram três meses para eclodir. Os filhotes nascem esverdeados e essa cor desaparece de acordo com seu desenvolvimento.

Distribuição Geográfica e Habitat
Esta espécie ocorre na Argentina, Brasil e Uruguai. No Brasil ocorre em todas as regiões, exceto na Floresta Amazônica, ocorrendo principalmente em áreas abertas de cerrado, mas pode ser observado em bordas de matas-de-galeria e dentro de matas mais abertas.

0 comentários: