JABUTI-PIRANGA



http://www.zoomarkt-ostersbaum.de/gallerie/Geochelone-carbonaria4.jpg



Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem:
Chelonia
Família: Testudinidae
Género: Geochelone
Espécie: G.
carbonaria
Nome científico: Geochelone carbonaria
Nome em inglês: Red-foot tortoise


Descrição
Nos desenhos animados, o casco das tartarugas é visto como uma “casa nas costas”. Elas conseguem despir o seu casco, e às vezes tem até telefone dentro (lembram-se da “tartaruga Touché”, desenho animado de Hanna & Barbera?).
Mas na realidade isso não ocorre. O casco, na verdade, é uma estrutura ossificada que surgiu a mais de 200 milhões de anos atrás, nos antepassados dos quelônios, como forma de proteção contra predadores.

A coluna vertebral e costelas desses répteis estão fundidas à carapaça, que é a parte dorsal do casco (a parte ventral é denominada plastrão). Portanto, elas não podem “sair de dentro” do casco.

As espécies terrestres, conhecidas como jabutis, são as que têm o casco mais abaulado. No Brasil, existem duas espécies, o jabuti-tinga, Geochelone denticulata, de porte maior e colorido mais claro (tinga, em Tupi, quer dizer branco) e o jabuti-piranga, Geochelone carbonaria, de porte menor e, geralmente, com escamas avermelhadas (piranga, em Tupi, quer dizer
vermelho).
Podem viver bem mais de 50 anos e alcançar 45 cm de comprimento. Os machos são maiores e podem se envolver em combates usando o casco para tentar virar o oponente.

O macho alcança a maturidade sexual aos 8 anos de idade, com cerca de 20 cm de comprimento do casco, e a fêmea aos 12 anos de idade, com cerca de 25 cm de comprimento.
O jabuti-piranga, por viver em regiões mais abertas, como a borda das matas e os campos dos cerrados, é a espécie mais conhecida. Infelizmente, pelos mesmos motivos, ele é caçado com freqüência para consumo da sua carne e para a venda como animal de estimação, atividades proibidas por lei. No Brasil, aparece dos estados da Amazônia até o norte de São Paulo. Apresenta hábitos diurnos e, sendo um animal ectotérmico, necessita do calor do ambiente para elevar a sua temperatura corpórea. Só assim para tornar-se mais ativo e alimentar-se mais.

Alimentação
Come frutas, folhas, flores e, esporadicamente, invertebrados e animais mortos.

Reprodução

Durante o cortejo que os machos fazem às fêmeas, movimentam cabeça e pescoço para cima, para baixo e para os lados, e emitem sons que lembram um pouco o cacarejar de uma galinha.
As fêmeas colocam de 1 a 9 ovos de cada vez, em um ninho escavado na terra. O filhote nasce após 5 a 10 meses, com cerca de 4 a 5 cm de comprimento.

Distribuição Geográfica e Habitat

Pode ser encontrado pelo Nordeste, Centro-oeste, Sudeste e Sul do Brasil.
Habitando Cerrado, bordas de mata e florestas baixas

0 comentários: