Casuar




Reino: Animalia
Filo:
Chordata
Classe:
Aves
Ordem: Casuariiformes
Família:
Casuariidae
Género:
Casuarious
Espécie: C. casuarius
Nome científico: Casuarius casuarius

Com aproximadamente 1,70 m de altura e pesando 60 kg, o Casuar (Casuarius casuarius) consegue ser de difícil observação em seu habitat natural. Originário da região norte da Austrália, Nova Guiné e ilhas adjacentes, se alimenta de frutas, insetos e aranhas.
O casuar possui penas pretas por quase todo o seu corpo, tendo a cabeça e o pescoço azuis. Possui também uma dobra de pele de coloração vermelha no pescoço. Pode defender-se tanto com seu bico afiado como com suas garras que podem chegar a 20 cm de comprimento, motivo pelo qual muitos o comparam aos extintos répteis dromeossaurídeos, como o velociraptor.
A fêmea pode por de 3 a 6 ovos de coloração verde-escuro. Como acontece com o avestruz, os machos chocam os ovos por aproximadamente 21 dias .
Os filhotes nascem com uma plumagem bege riscada de marrom e o casal cuida deles.
Uma curiosidade do Casuar é sua crista óssea protuberante, que os ornitólogos descobriram ser usada para abrir caminho entre as matas fechadas durante uma fuga.
Eles têm hábitos solitários e raramente foram observados em pequenos grupos. Escondem-se de dia em arbustos cerrados e procura movimentar-se mais ao crepúsculo. Apesar de seu tamanho, consegue nadar muito bem e para fugir pode saltar até 1 m de altura.

Esta ave merece ser conhecida tanto por sua exótica aparência quanto pela idéia que nos faz ter de como eram as terríveis aves pré-históricas que possuíam hábitos semelhantes.

2 comentários:

Unknown disse...

A ordem desse animal não seria Etrutioniformes, sendo Casuariiformes uma sub-ordem desta?

MiKa disse...

Olá matheus, bom eu pesquisei por varias fontes, na maioria absoluta estava como Casuariiformes e em apenas uma como, STRUTHIONIFORMES e não encontrei nenhuma como Etrutioniformes, que é a forma "abrasileirada" de se escrever, mas ela não é certa a STRUTHIONIFORMES é a correta de se escrever, como não é uma ave nacional, fica muito dicifiul esclarer essa duvida, mas irei pesquisar mais e ssim descrobrir qual é a ordem correta.

Obrigado pelo aviso e continue visitando e nos ajudando a cada vez mais crescer.