Baleia-jubarte




Reino: Animalia
Filo:
Chordata
Classe:
Mammalia
Ordem:
Cetacea
Família:
Balaenopteridae
Gênero:
Megaptera
Espécie:
M. novaeangliae
Nome científico:
Megaptera novaeangliae


Descrição
A baleia-jubarte (
Megaptera novaeangliae), também conhecida como baleia-preta, baleia-corcunda, baleia-xibarte, baleia-cantora ou baleia-de-bossa, é um mamífero marinho da ordem dos cetáceos que vive em mares do mundo todo. Os machos da espécie medem de 15 a 16 metros; as fêmeas, de 16 a 17. O peso médio é de aproximadamente 40 toneladas, sendo que o maior exemplar já visto possuía 19 metros.

O seu primeiro nome científico - "megaptera" justifica uma de suas principais características. Em grego, essa palavra quer dizer "grandes asas". E são justamente elas, as asas, que se destacam quando essas baleias saltam, soberanas, pelos mares do planeta.
As nadadeiras representam 1/3 do comprimento desses mamíferos. Assim, quando elevam o corpo toneladas acima da água, é como se quisessem provar que podem mais que a própria gravidade. O voo é de tirar o fôlego. Única em seu gênero, a jubarte tem a cabeça ligeiramente achatada e seu topo possui uma série de calombos ou nódulos, com minúsculos pêlos nas extremidades. Ainda não se sabe ao certo a função deles, mais intuiu-se que tenham alguma função sensorial.

Chama a atenção também a sua boca, longa e arqueada. Mas há duas curiosidades a serem assinaladas: embora não possuam orelhas, elas têm ouvidos (só é difícil de vê-los; ficam cerca de 30 cm atrás dos olhos) e as manchas brancas ou a ausência delas na nadadeira caudal funcionam como uma impressão digital (tanto que pode-se identificar um indivíduo através de fotos).
Os jovens alcançam a maturidade sexual aos cinco anos. Vivem, geralmente, de 40 a 50 anos.

Alimentação

Essencialmente krill (Euphausia superba), parecido com um camarãozinho transparente, que vive em imensos aglomerados, nos mares frios, que elas abocanham com água e tudo pelas barbatanas, filtrando de volta apenas a água. São de 800 a 1.200 kg de krill por dia.


Reprodução

As áreas de reprodução da espécie são tipicamente próximas a ilhas ou continentes e/ou associadas a ambientes coralíneos. A espécie se reproduz ao longo da costa nordeste do Brasil e o Banco dos Abrolhos é o maior berço reprodutivo do Atlântico Sul.

Os filhotes nascem com 3 a 4,5 metros e cerca de 1 toneladas. O leite das baleias tem alto teor de gordura (cerca de 40%), que fornece a energia necessária para o crescimento do filhote. Cada fêmea tem um único bebê, num intervalo de 3 anos.


Ameaças

Embora a caça à baleia esteja proibida, ela está em situação vulnerável porque a gestação ocorre apenas de três em três anos, com apenas um filhote por vez. Estima-se que existam hoje cerca de 25 mil jubartes no mundo. Antes, esse número chegava a 150 mil.

Vale dizer que o krill, seu único alimento, não existe na costa brasileira. As jubartes praticamente jejuam na temporada de acasalamento e procriação, que ocorre em águas tropicais.
É uma espécie protegida desde 1967 e, em 2008.

Habitat e Distribuição Geográfica
A baleia-jubarte pode ser vista em todos os oceanos, entre as latitudes 60ºS até 65ºN. É uma espécie migratória, que passa os verões nas águas frias de latitudes mais altas e que se reproduz em climas tropicais ou subtropicais. Percorrem distâncias de mais de 25.000 km ao ano, sendo recordistas entre os mamíferos.

Como exceção as populações do Golfo Pérsico não são migratórias e permanecem em suas águas quentes o ano todo. Não há jubartes no Mar Báltico, nem no Oceano Ártico, nem na parte mais oriental do Mediterrâneo.




0 comentários: