Mabuia-de-noronha



Foto: Matheus Fortunato



Reino:
Animalia
Filo: Chordata
Classe:
Reptilia
Ordem: Squamata
Família: Scincidae
Género: Euprepis
Espécie:
E. atlanticus
Nome científico:
Euprepis atlanticus


Descrição
Endêmico do arquipélago de Fernando de Noronha, este lagarto conhecido como mabuia (Euprepis atlanticus) é realmente um ser incomum.

Depois de escalar 12 metros de uma árvore leguminosa bem específica, a mulungu (
Erythrina velutina), ele faz uma coisa meio impensável para quem tem a fama de ser áspero e até indelicado: se delicia com o néctar que se acumula entre as pétalas da flor, como se fosse um beija-flor. Por conta disso, se encaixa num caso raro de lagarto que não só visita como também poliniza flores. Detalhe: isso só acontece durante quatro meses do ano, época da seca (de agosto a novembro), quando a mulungu costuma florescer.

Mas o mabuia não jejua depois disso. Isso porque sua dieta também inclui insetos.
Por uma análise molecular de seu material genético descobriu-se que este pequeno lagarto de, no máximo, 25 centímetros de comprimento, muito abundante na ilha, tem ancestrais na África (e não da América do Sul).

Um dado a anotar: no mundo existem mais de 4.700 espécies conhecidas de lagartos. No Brasil, são 217 até o momento. A maior diversidade está nos sertões, em ecossistemas quase desprovidos de verde (cerrado e caatinga).


Alimentação

Alimenta-se de néctar que se acumula entre as pétalas da flor da mulungu (
Erythrina velutina) e de larvas, cupins, formigas, besouros etc.

Habitat e Distribuição Geográfica

Habita a ilha de Fernando de Noronha, é uma espécie endêmico do arquipélago, e pode ser encontrado distribuido por toda a ilha.


0 comentários: