Jacaré-do-pantanal



Reino: Animalia
Filo:
Chordata
Classe:
Reptilia
Ordem:
Crocodylia
Família:
Alligatoridae
Género:
Caiman
Espécie:
C. yacare
Nome científico:
Caiman yacare



Descrição
Jacaré-do-pantanal ou jacaré-do-paraguai (nome científico: Caiman yacare) é um jacaré que habita a parte central da América do Sul, incluindo o norte da Argentina, sul da Bolívia e Centro-Oeste do Brasil, especialmente no Pantanal e rios do Paraguai. Em castelhano é chamado yacaré-negro.

Mede entre dois a três metros de comprimento e seu padrão de coloração é bastante variado, sendo o dorso particularmente escuro, com faixas transversais amarelas, principalmente na região da cauda. Mesmo com a boca fechada deixa ver muitos dentes, pelo que é por vezes também chamado jacaré-piranha.


A sua importância no controle ecológico de outras espécies também é real: se alimentam de indivíduos mais fracos, velhos ou doentes, fazendo instintivamente uma seleção natural.
Também se alimentam de caramujos, matando o transmissor de doenças como a esquistossomose (barriga d'água).
Apesar disso, o jacaré-do-pantanal quase foi extinto.

Terminou salvo por uma campanha de proteção e hoje sua população está em equilíbrio. Só mais uma curiosidade: ao contrário dos mamíferos, os jacarés não possuem heterocromossomo (cromossomo sexual).
O que vai determinar o sexo dos embriões são a temperatura ambiente (principalmente) e as outras condições ambientais de incubação.


Alimentação

A sua dieta é constituída por peixe, moluscos e crustáceos. As fezes desse jacaré servem de alimento para muitos peixes.


Reprodução

Ele põe seus ovos, que podem ser uma quantidade de 20 a 30 dentro de um ninho na mata nos meses de Janeiro a Março. Período de incubação: 70 a 80 dias. A temperatura corporal do jacaré-do-pantanal é de 25 a 30 graus.


Habitat e Distribuição Geográfica

No Brasil, com destaque para o Pantanal, e também da parte norte da Argentina até o sul do Amazonas, passando por Bolívia e Paraguai.


Vive em ambientes essencialmente aquáticos, como alagados, rios, lagoas e pântanos.




0 comentários: