Lagarto-dragão-Australiano



Reino: Animalia
Filo:
Chordata
Classe:
Sauropsida
Ordem:
Squamata
Família:
Agamidae
Género:
Chlamydosaurus
Espécie:
C. kingii
Nome científico:
Chlamydosaurus kingii



Descrição
Chlamydosaurus kingii
ou lagarto-de-gola é uma famosa espécie de lagarto da família Agamidae que habita os desertos da Austrália e é popularmente chamado de lagarto de gola ou lagarto-dragão-australiano. É a única espécie do gênero Chlamydosaurus.

Esta espécie é famosa pela sua extensão de pele suportada por estruturas de cartilagem saindo da parte de traz da cabeça, que o lagarto pode abrir para parecer maior e assustar seus predadores. Alguns acreditam que a estrutura também ajuda o lagarto a regular a temperatura de seu corpo.
É amplamente arbóreas , gastando a maior parte do tempo nas árvores.

É um lagarto relativamente grande, crescendo a 91,4 cm.
O Lagarto-dragão-Australiano não tem uma cor padrão, no entanto, é caracterizada por um corpo que é mais escuro do que a sua Gola.

Alimentação

Alimenta-se de artrópodes (insetos, aracnídeos...) e pequenos vertebrados.


Reprodução

O lagarto Lagarto-dragão-Australiano é sexualmente dimórfico , significando o macho e a fêmea tem a gola do pescoço diferentes em sua aparência física. Este dimorfismo resulta no comprimento do lagarto, o macho é geralmente maior do que o fêmea. E não a nenhum dimorfismo na cor do lagarto.

Os machos adultos lutam pelas suas companheiras, exibindo suas golas e mordendo uns aos outros. Os ovos são depositados em um ninho de 50-20 centímetros abaixo do solo, e geralmente em áreas ensolaradas. A incubação leva de dois a três meses. Sexo é parcialmente determinada pela temperatura, com temperaturas extremas produzir exclusivamente fêmeas, e temperaturas intermediárias (29 a 35 ° C), produzindo um número igual de homens e mulheres. Seus ovos são de casca mole.


Habitat e Distribuição Geográfica

O Lagarto-dragão-Australiano é encontrada principalmente nas regiões do norte da Austrália e sul da Nova Guiné. O lagarto habita climas úmidos como as regiões tropicais do cerrado a florestas.

O Lagarto-dragão-Australiano tem habitos arbóreos, o que significa que passa a maioria do seu tempo nas árvores. Descem ao chão apenas na busca de alimento, ou se engajar em conflitos territoriais.

0 comentários: