Beluga





Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe:
Mammalia
Ordem: Cetacea
Família: Monodontidae
Género:
Delphinapterus
Espécie:
D. leucas
Nome científico: Delphinapterus leucas


Descrição
A baleia-branca ou beluga (Delphinapterus leucas) é um mamífero cetáceo da família Monodontidae. O seu parente mais próximo no grupo dos cetáceos é o narval.
As baleias-beluga, provavelmente, vivem cerca de 25 a 30 anos.

São caçadores oportunistas, e comem uma grande variedade de peixes, lulas, crustáceos e polvos.

A baleia-branca é um animal gregário que mede até 5 metros de comprimento e pesa até 1,5 toneladas. Tementre 8 a 10 dentes em cada maxilar. Esse belo exemplar de animal é capaz de conviver com humanos e mesmo assimilar seus hábitos se adotado ainda filhote.

As orcas e os ursos polares caçam baleias beluga adultas e filhotes.
A baleia-branca ou beluga foi descrita pela primeira vez pelo zoólogo Peter Simon Pallas em 1776. É considerada um membro da família taxonômica Monodontidae, junto com o narval. O seu ancestral mais antigo conhecido é a hoje extinta Denebola brachycephala, do final do Mioceno. Um único fóssil dessa espécie foi encontrado na península da Baixa Califórnia, indicando que esta família antes habitava águas mais quentes. O esqueleto indicou também que o tamanho das belugas variava conforme o tamanho da crosta de gelo do planeta—aumentando durante as eras glaciais, e diminuindo nos períodos seguintes.


Alimentação

Eles comem polvo, lulas, caranguejos, camarões, moluscos, caramujos, sandworms e peixes como capelim, bacalhau, arenque, dourada e linguado.

Reprodução
As baleias beluga Masculino se tornam sexualmente maduros em aproximadamente oito a nove anos de idade, e fêmeas em cerca de 4-7 anos.
Um único macho dominante podem copular com várias fêmeas.
Reprodução geralmente ocorre em março e maio, cerca de 10 meses após acontece o parto e vão para As baleias-beluga raça e pequenas baías e estuários.

Ameaças

O Livro Vermelho das Espécies Ameaçadas considera tanto o nome baleia branca como beluga como nomes desta espécie. Esta baleia também é chamada canário do mar (em inglês, sea canary) por causa de seus assobios e cantos.

Distribuição Geográfica e Habitat

A baleia branca habita as águas frias em torno do círculo polar ártico. As baleias beluga são inteiramente árticas e subárticas. Eles habitam o Oceano Ártico e seus mares adjacentes, incluindo o Mar de Okhotsk, Mar de Bering, no Golfo do Alasca, o Mar de Beaufort, baía de Baffin, Hudson Bay, e no Golfo de St. Lawrence.


0 comentários: